Passaport via Web

A requisição do novo modelo de passaporte do País em São Paulo poderá ser iniciada pela internet a partir da próxima sexta-feira, 10. Quem precisa do documento terá como opção agendar o atendimento na Polícia Federal (PF) pelo site da corporação: http://www.dpf.gov.br. O sistema valerá para a sede da PF na capital, na Lapa, e para os postos nos shoppings Ibirapuera, Eldorado, ABC e Internacional Guarulhos. Segundo a PF, a medida visa dar mais eficiência ao processo, evitar a formação de filas e venda de lugares.

A primeira data de atendimento disponível no site será 20 de agosto. Até 17 deste mês, continuará em uso a distribuição de senhas nos locais citados. O prazo de entrega do documento, com validade de cinco anos, será de seis dias úteis na sede da PF, e, de 10 dias, nos shoppings. As demais unidades da PF no Estado de São Paulo seguirão emitindo, por tempo indeterminado, o modelo atual – caderneta verde.

Agendamento

Para usar o novo serviço, será necessário acessar no site da PF a opção: passaporte – Informações gerais e requerimento de passaporte. Após clicar nela, aparecerá uma nova janela onde a pessoa deve selecionar a localidade em que deseja emitir seu passaporte. Haverá, então, todas as instruções para dar entrada no documento.

Em seguida, a pessoa retornará a página principal da PF e acessará: Agendamento – Novo Passaporte. Este link irá abrir uma janela para a escolha do local de atendimento, dias e horários disponíveis. Será possível remarcar a data escolhida, com antecedência, na opção: Consultar, Cancelar, Reagendar.

Terminado esse processo, devem ser levados à PF o requerimento preenchido no site, a guia de recolhimento paga, o protocolo gerado no fim do procedimento e os documentos originais. O Título de Eleitor precisa estar com os dois últimos comprovantes de votação. Na falta deste dois últimos, será aceita somente uma certidão de quitação eleitoral. Fotos serão tiradas no locais de atendimento.

Anúncios