[Pedagogia] Paulo Freire

Pedagogia do Oprimido

Sinopse

O livro apresenta o Método Paulo Freire, a mais importante proposta pedagógica pensada a partir da realidade do Terceiro Mundo. Apesar dos mais de vinte anos que o separam da primeira edição, o Método mantém atual a avaliação do papel da educação, o vigor de suas perspectivas e sua aplicabilidade. É, por isso mesmo, obra de referência, imprescindível ao estudo da pedagogia.

Link para download

C L I Q U E

A Importância do Ato Ler

Sinopse

Em sociedade que exclui dois terços de sua população e que impõe ainda profundas injustiças à grande parte do terço para o qual funciona, é urgente que a questão da leitura e da escrita seja vista enfaticamente sob o ângulo da luta política a que a compreensão científica do problema traz sua colaboração. É um absurdo que estejamos chegando ao fim do século, fim de milênio, ostentando os índices de analfabetismo, os índices dos que e das que, mal alfabetizadas, estão igualmente proibidos de ler e de escrever, o número alarmante de crianças interditadas de ter escolarização e que com isso tudo convivamos quase como se estivéssemos anestesiados.

Link para download

C L I Q U E

Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa

Sinopse

Somos muitos professores neste país. Preocupados com salários, com capacitação, com condições de trabalho, com a tarefa de ensinar. Na busca permanente de aprendizado, poucas vezes encontramos textos apropriados como este. Nele Paulo Freire nos ensina a ensinar partindo do ser professor. Numa linguagem acessivel e didática ele reflete sobre saberes necessários à prática educativo-crítica fundamentados numa ética pedagógica e uma visão de mundo alicerçadas em rigorosidade, pesquisa, criticidade, risco, humildade, bom senso, tolerância, alegria, curiosidade, esperança, competência, generosidade, disponibilidade… molhadas pela esperança. Aqui as leitoras e os leitores encontrarão a necessária Pedagogia da Autonomia. Autonomia que faz da própria natureza educativa. Sem ela não há ensino, nem aprendizagem.

Link para download

C L I Q U E

Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e Outros

Sinopse

As cartas pedagógicas de Paulo Freire recolocam a educação no espaço do coloquial e afetivo. Toda a sua obra se encurva, e reencontra o essencial da educação – o diálogo que compartilha e provoca. Ética, liberdade, transformação, violência… velhos e novos temas se entrelaçam e realçam a antiga verdade freireana – não se educa sem a capacidade de se indignar diante das injustiças.

Link para download

C L I Q U E


Título: Pedagogia: Diálogo e Conflito
Autor: MOACIR GADOTTI & PAULO FREIRE & SERGIO GUIMARAES

Informações: “Três educadores, após muitas andanças político-pedagógicas, no Brasil e no exterior, respondem a perguntas que todos se fazem sobre a evolução da educação brasileira hoje…”


Título: Conscientização
Autor: Paulo Freire

Informações: “Na primeira parte, Paulo Freire fala sobre sua origem camponesa e humilde para depois tratar de seu trabalho de alfabetização-conscientização. A segunda parte está centrada no método Paulo Freire…”


Título: Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor
Autor: Paulo Freire e Ira Shor

Informações: “Paulo Freire e Ira Shor trabalham com as angústias cotidianas do professor na experimentação da pedagogia do diálogo, nas mudanças de atitudes práticas e teóricas que a escolha dessa concepção de educação implica. É um estímulo, ao fornecer respostas e sugerir soluções às questões do dia-a-dia”


Título: Paulo Freire para educadores
Autor: Vera Barreto

Resenha: “Um livro de fácil leitura e esclarecedor. Acredito que Paulo Freire fica ainda mais acessível p/ os educadores brasileiros que há pouco tempo têm entrado em contato com suas idéias apaixonantes e que nos arrancam do lugar-comum. As idéias e a prática deste brasileiro chegaram e, mesmo após sua morte, chegam a tantos lugares do mundo… Já é tempo de nos importarmos em conhecer Paulo Freire” (Juliana de Tatuí/SP)


Link Alternativo

Anúncios