Seu voto para o Cristo

Estátua do Corcovado disputa com outros 20 para ser uma das novas maravilhas do mundo.

Só a mobilização nacional transformará o mais famoso monumento do Brasil em uma das Sete Maravilhas do Mundo. O Cristo Redentor é um dos 21 finalistas do concurso que elegerá, em 7 de julho, os mais importantes cartões-postais do mundo moderno. A candidatura oficial “Vote no Cristo. Ele é uma Maravilha” foi lançada ontem no alto do Corcovado.

Clique aqui para votar

Aos pés do monumento, o suíço Bernard Weber, criador da fundação ‘New Seven Wonders’ que lançou a proposta, entregou ao arcebispo do Rio, cardeal Dom Eusébio Scheid, o certificado de cidade concorrente.

Se a eleição fosse hoje, o Cristo não estaria entre as eleitas. Os organizadores estimam que sejam necessários 10 milhões de votos para dar o título ao monumento. A concorrência é acirrada, e à frente da disputa estão Coliseu (Roma), Muralha da China, Machu Pichu (Peru), Taj Mahal (Índia), Moais (estátuas da Ilha de Páscoa, Chile), Pirâmides do Egito e Petra (Jordânia).

“É uma oportunidade única e vitalícia. Só depende do nosso engajamento. O Corcovado é orgulho nacional e pertence aos brasileiros. Queremos o privilégio de usar esse título”, afirmou Sávio Neves, secretário-executivo da campanha.

ADESÃO INTERNACIONAL

No Corcovado, participantes da cerimônia se misturavam a turistas. “O que está acontecendo?”, perguntou a holandesa Rebecca Ross, no Rio pela primeira vez. Ao saber do concurso, garantiu que seu voto era do Brasil: “Isso aqui já é uma maravilha! É lindo demais”.

A opinião da turista é a mesma do secretário estadual de Turismo, Eduardo Paes. “Nós já sabemos que o Cristo é maravilhoso, mas a assinatura oficial, adquirida através da votação popular global, será referência, uma janela pro mundo”.

O projeto ‘New Seven Wonders’ foi lançado em 2000, utilizando o mesmo conceito do grego Philon, que no ano 200 antes de Cristo definiu as sete maravilhas ancestrais. A nova lista vai abranger monumentos contruídos pelo homem até o ano 2000 e será anunciada em Lisboa, Portugal. Em parceria com a Unesco, objetivo do concurso é despertar o interesse mundial por ícones históricos e culturais e sua preservação. Das sete maravilhas ancestrais, todas construídas entre  2.500 e 200 antes de Cristo, só as Pirâmides do Egito resistiram ao tempo e à ação dos homens.

Entre as finalistas, estão: Acrópolis (Grécia), Alhambra (Espanha), Angkor (Cambódia), Chichen Itza (México), Torre Eiffel (França), Hagia Sophia (Turquia), Templo Kyomizu (Japão), Kremlin (Rússia), Castelo de Neuschwanstein (Alemanha), Estátua da Liberdade (EUA), Ópera de Sidney (Austrália), Stonehenge (Inglaterra) e Timbuktu (Bali).

COMO VOTAR NO CRISTO

ACESSE O SITE
A votação é pelo site oficial http://www.n7w.com. Para facilitar a vida dos brasileiros, a campanha “Vote no Cristo. Ele é uma Maravilha” criou site em português: http://www.corcovado.com.br.

FAÇA O CADASTRO
Após o preenchimento do cadastro, uma mensagem informará que o internauta precisa confirmar o registro no e-mail cadastrado. A mensagem será enviada automaticamente. Recebido o e-mail, basta clicar no link da mensagem para iniciar a votação.

AS PREFERIDAS
Uma nova página será aberta com todos os candidatos às novas Sete Maravilhas do Mundo. É preciso escolher sete opções. Para votar mais de uma vez deve-se fechar o navegador e fornecer outro e-mail.


 

Anúncios